Warning: include_once(/home/resumode/www/wp-content/plugins/all-in-one-seo-pack/all_in_one_seo_pack.php) [function.include-once]: failed to open stream: Permission denied in /home/resumode/www/wp-settings.php on line 215

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening '/home/resumode/www/wp-content/plugins/all-in-one-seo-pack/all_in_one_seo_pack.php' for inclusion (include_path='.:/usr/local/lib/php') in /home/resumode/www/wp-settings.php on line 215
O Abajur lilás – Resumo | Resumo de

Categoria: | Drama, Livros, Resumos

O Abajur lilás – Resumo

O Abajur lilásA Livro conta a história de três prostitutas: Dilma, Célia e Leninha. As três vivem dentro de um cubiculo onde são arrendadas por Giro, o cafetão, que é sempre acompanhado por Osvaldo, seu “segurança” e acompanhante.

Dilma é uma mulher sofrida, vítima de todo o preconceito de uma sociedade e que só aceita as condições desumanas em que vive por causa de seu filho.
Célia é uma desiludida da vida, bebê todos os dias e quase não rende na noite. É revoltada com a maneira que Giro a trata e planeja matá-lo.
Leninha chega um tempo depois. Quando chega, causa inimizade com Célia. Mas tempo depois elas fingem se entender.

As três vivem juntas num quartinho que é também onde elas atendem seus clientes. Dilma fuma muito e é acusada por Célia que ela está com tuberculose. Giro entra e ameaça Dilma. Célia não aguenta mais ser ameaçada e a apanhar de Osvaldo. Célia propõe um um plano para Dilma e Leninha: matar Giro e ficarem com o quarto só pra elas, sem cafetão e sem Osvaldo. Dilma quer muito, mas pensa em seu filho, e que precisa de dinheiro pra mandar pra ele. Célia não aceita o conformismo de Dilma e diz que se ela não ajudar, não vai ficar nada bom pro lado dela. Leninha diz que não quer se meter em nada. Que é nova no lugar e que não quer brigar com Giro porque ganha mais e que garante que Giro está na sua mão.

Num determinado momento, Célia após ter uma grande briga com Giro, quebra tudo, e inclusive o Abajur Lilás que tinha no quarto. Mais tarde, quando Dilma e Leninha voltam, Giro cobra pelo Abajur e ninguém responde nada. Ele diz que vai descontar do dinheiro delas e Dilma fica revoltada, pedindo que Célia se entregue, pois precisa daquele dinheiro.

Com o conflito estabelecido após a quebra do Abajur Lilás, Célia não aceitando sua condição, morre. Dilma após saber da notícia fica abalada mas continua a mando de Giro. Leninha também.

“O Abajur Lilás” é um livro emocionante e muito reflexivo. Quando o lemos, nos perguntamos até onde o Ser Humano pode chegar e qual o seu limite quando talvez, se atirar de uma montanha seja melhor que respirar e viver.

BOA LEITURA!!!!!!

Postado por Laís Kengen

Deixar um comentário

Curta “Resumo de” no face

Receba as novidades por e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele novidades do "Resumode":