Categoria: | Livros, Realismo, Resumos, Romance

FAÇA A SUA PERGUNTA A RESPEITO DE QUALQUER DISCIPLINA ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIA. ESTÁ DIFÍCIL FAZER O TRABALHO? ENTÃO PERGUNTE!

Enviar pergunta

O primo Basílio – Livro

O livro conta a história de uma linda jovem chamada Luisa, uma menina sonhadora que acaba se apaixonando por seu primo Basílio, que não via há muito tempo. A jovem é casada com Jorge, um homem ocupado que vive viajando á negócios. Basílio, achando a moça muito solitária e abandonada, acaba seduzindo-a tornando a moça sua amante.
Uma criada que trabalha para Luisa descobre o romance dos dois, através de cartas que um escreve para o outro, e passa a chantageá-la. A criada escondia as cartas e humilhava Luisa com terríveis ameaças. Um amigo da moça resolve ajuda-la e consegue recuperar suas cartas da mão da cruel criada que acaba morrendo do coração.
Depois de tanto sofrimento, Luisa fica doente e seu marido volta para casa e acaba descobrindo do romance entre os primos ao ler uma carta de Basílio. Jorge mesmo descobrindo que sua esposa o traiu, fica preocupado com sua doença e resolve perdoa-la, mas Luisa entra em desespero e acaba falecendo.
O Primo Basílio é um clássico da literatura escrito pelo autor Eça de Queiroz, um dos fundadores do Realismo em Portugal, em uma época de debate literário,ideológico e filosófico. Publicado sua primeira versão no ano de 1878, o livro é muito indicado também para estudo da Literatura clássica.


Postado Por Nina Bucollo

Deixar um comentário

Curta “Resumo de” no face

Receba as novidades por e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele novidades do "Resumode":

Insira seu e-mail e receba novos resumos